LOCALS | Dona Maria Pregaria, in Vila Nova de Famalicão


     Quarta-feira, 27 de Agosto: O plano era conhecermos um local novo, na nossa própria cidade. E tornou-se ainda melhor quando o local escolhido foi uma hamburgueria. Não uma qualquer. A hamburgueria. Situada no centro da cidade e enquadrada num sítio bem tradicional da mesma, acaba por passar um pouco despercebida ao olhar dos famalicenses. Falo por mim, que devo ter passado por lá um milhão de vezes e, ainda assim, não sabia da sua existência, até que uma amiga minha ma recomendou. 

Dona Maria Pregaria é um nome que me faz lembrar uma parte mais rústica e original do nosso Portugal  antigo e, de facto, quando entramos neste estabelecimento tudo nos parece tão familiar e belo, definitivamente belo.


Estas imagens valem mais que mil e uma palavras que eu possa dizer. Nelas encontramos o espírito rural de que vos falei acima. A prensa, o céu puramente azul que "cobria" a zona onde almoçámos, as mesas e as cadeiras de madeira, os azulejos tipicamente portugueses e, claro, não podia deixar de mencionar o fado da Gisela João a acompanhar a hambúrguer e a limonada. Em tudo se sentia a alma da nossa terra.



A comida: Quando lá chegámos deparámo-nos com o menu (imagem no extremo direito da foto) que parecia ser feito de uma espécie de papel reciclado e que continha as ementas possíveis. Cada hambúrguer estava associado a uma expressão tipicamente portuguesa, - "Subir a mostarda ao nariz", "Dar o braço a torcer", "De olhos em bico", "Está-se nas tintas", entre outras. 
Na minha opinião, é um dever e um direito nosso sentirmos um orgulho profundo por termos alguém - ou melhor, algo - tão bom que nos recorda, através de comida, aquilo que somos, a autenticidade que possuímos, enquanto nação lusitana.
Eu escolhi o "À grande e à francesa" (imagem no canto inferior esquerdo da foto) que veio recheado de queijo (que adoro!), um bom bocado de carne e cogumelos.
Habitualmente, sou uma pessoa que come bem (muito bem, vá) mas desta vez nem consegui acabar, dada o gigantesco hambúrguer que nos servem (acreditem ou não, a foto não faz justiça nenhuma à dimensão da refeição). Por isso, quando pensarem em criticar os preços - que admito que não são os mais acessíveis - tentem ter em conta todos estes fatores: o tamanho do hambúrguer, a qualidade do pão, o sítio e claro, a qualidade da confeção da carne. O preço costuma ser o único senão que podemos retirar de quase todos os estabelecimentos gourmet.

A minha parte preferida foi sem dúvida: as batatas! Sou uma louca por batatas, daí ser extremamente fã das do Mac - passando a frente a questão do colesterol e mais problemas que estas meninas podem causar -, são a minha perdição. Costumo até dizer que se tivesse que escolher uma só coisa para comer durante o resto da minha vida, não pensava duas vezes.


Apaixonei-me por estes quadros! As paredes estão cheias deles. Não passam despercebidos, quer na entrada como na saída. E, sendo eu uma fotografa incrível, claro que o meu reflexo apareceu em quase todas as fotos...

Não podia deixar de falar neste sítio maravilhoso, que me conquistou a vista e a barriga. E por isso, tenho que agradecer a duas das minhas amigas mais fiéis, com quem partilhei risos, confidências e preocupações, neste mesmo lugar - até porque o melhor dos lugares está nas pessoas.
Elas são definitivamente duas pessoas que marcaram o meu secundário e, de certeza, que irão marcar o resto da minha vida, independentemente do caminho que cada uma seguirá.

Eu adoro-vos, não só por serem umas food lovers como eu, mas também por não me deixarem ser louca sozinha. O mundo precisa de mais amigas assim e...de hambúrgueres claro!

Love, Nês


Comentários

  1. Parece ser um sítio super simpático e a comida parece excelente :) fiquei com imensa curiosidade em conhecer e experimentar!

    R: é mesmo um vício e é tal e qual como dizes, uma pessoa vai pensar que é sobre vampiros e tal que se vai perder o interesse, mas no final só ficamos mais e mais agarrados àquilo. Já ri e já chorei sim e com certeza hei de voltar a fazê-lo eheh

    ResponderEliminar
  2. Quero imenso provar. Os preços andam à volta de quanto?

    ResponderEliminar
  3. Já fui e espero voltar em breve! Gostei muito!
    Acho que o espaço torna a refeição ainda mais saborosa, e é tudo tão pensado ao pormenor! :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. wow esse hamburguer e as batatas têm um aspeto ... meu deus ! a refeição ficou +/- por quanto?

    XOXO

    http://the-flashy-one.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Acho que já tinha comentado isto :C ou eu ando louca xD
    Mas parece ser um lugar mesmo acolhedor e bonitoo :))

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

YOU are here. Thanks for that.

Mensagens populares