MEDICINE: How does our heart look when he is dying?

Nesta imagem, estão a ver os ramos da artéria coronária esquerda. 
O ramo assinalado a amarelo indica o local onde, na imagem seguinte, podem assistir a uma obstrução desta artéria. 
Ora vejam. 



E aqui está.
A angiografia - nome que se dá ao método que nos permite observar tudo isto - mostra a artéria claramente mais fina e muito muito aflita. Normalmente, a solução para este problema é recorrer-se a uma angioplastia coronária, que consiste em colocar um stent - uma espécie de rede que abre dentro do vaso, de forma a restabelecer o seu diâmetro. 

Outra das técnicas que pode salvar a vida de quem tem o azar de ficar com as suas artérias entupidas de grandes quantidades de "gordura"- é o bypass (ou cirurgia de pontagem coronária). 
Este procedimento cirúrgico consiste, de forma muito simplificada, em construir uma espécie de ponte no vaso obstruído, que permita restabelecer a passagem normal do sangue, que pode assim cumprir o seu objetivo de vida: irrigar o músculo cardíaco. 
Para isto, é necessário recorrer a um exerto, neste caso uma veia. Os três exertos mais utilizados neste tipo de cirurgia são: uma veia da perna; uma veia localizada atrás do esterno ou até uma veia do braço. Não é fantástico como um vaso da perna nos pode mesmo salvar a vida?!


Podem ver a representação esquemática de um bypass na seguinte imagem:



































Que acham de vos trazer umas curiosidades deste tipo, once in a while?



Comentários

  1. Ia mesmo responder a essa pergunta antes de a ver! siiim! Adoro quando as pessoas falam sobre áreas completamente diferentes da minha :)
    Eu conheço alguns termos técnicos por ter crescido num ambiente propício a isso mas estou longe de saber tanto como tu e quero muito aprender, mesmo que seja pela cultura e pelo conhecimento que provavelmente não vou utilizar :)

    ResponderEliminar
  2. Isso para mim é chinês, claramente xD

    ResponderEliminar
  3. Apesar de já ter ouvido falar nisso... nunca tinha entendido como é que isso funcionava mesmo. Muito fixe. Acho que é giro se de vez em quando postares coisas destas.

    http://the-blog-ofmylife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

YOU are here. Thanks for that.

Mensagens populares