FACULDADE e o ensino




Na faculdade, vão encontrar quatro tipos de professores: os que sabem muita coisa; mas não sabem como a expôr ou a arrogância ultrapassa a vontade de querer ensinar e exponencia a vontade de querer humilhar, os que pouco sabem; pros na leitura integral de powerpoints; aqueles que são vossos professores, mas de professores pouco têm e nem chegam a pôr os pés nas vossas aulas; e aqueles que sabem, sabem bem e sabem expressá-lo, ensiná-lo, com toda a vocação do mundo para o cargo que ocupam.


O meu professor de Histologia é o perfeito exemplo da quarta categoria. É exigente: connosco, com ele mesmo enquanto profissional, com a própria aula, que é conduzida de forma simples e com oportunidade de pergunta-resposta, que é uma coisa que eu admiro imenso. Tudo aquilo que diz, di-lo com convicção. Porém, tudo aquilo que sabe não ser capaz de explicar, admite-o, sem problema algum. Mas tenta. Tenta sempre oferecer-nos a maior liberdade do mundo. E com isso, claro, vem também responsabilidade. É considerado um dos piores assistentes da cadeira, na minha faculdade. Pior no sentido de exigir. No sentido de querer que vamos para a aula com tudo sistematizado. 
Mas não perde por isso. 

Porque qual é o professor que na universidade não espera de nós o trabalho já feito?! Nenhum. Não há ajudas na faculdade. Temos que aprender mesmo a ser individualmente suficientes e, sobretudo, a organizar-mo-nos. 

Tudo isto para vos avisar de que o curso em que estão pode ser bem maravilhoso, pode fazer-vos sentir uma felicidade tão profunda que toda ela pode, muitas vezes, ser inexplicável de tão pura que é. Porém, nem sempre encontramos os melhores profissionais do mundo, com a melhor disposição do mundo, nem com o devido respeito pelos alunos que são e futuros colegas de profissão. 
Preparem-se para eles. Mas saibam também que existe sempre pelo menos um que vos faz ver que o ensino pode realmente ensinar-vos algo. 

Comentários

  1. eu tenho uma professora que quando lhe fazemos alguma pergunta que não está no power point ela diz 'vai ver à net' ou 'hum, deixa-me pensar .. *dois minutos depois* ... na próxima aula digo-vos'

    ResponderEliminar
  2. Belo post! Eu tenho imensos da primeira categoria, o que é triste, mas felizmente também já encontrei os da quarta :)

    ResponderEliminar
  3. Não podia deixar de concordar com muitas coisas que escreves-te Inês :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

YOU are here. Thanks for that.

Mensagens populares