COLLEGE | Perguntas e Respostas



Recentemente fui convidada pela Carolina do Lucky 13 para participar novamente na sua belíssima rubrica Tempo de Antena. Falei  do meu curso de uma forma bem mais completa e fiquei feliz por o ter conseguido. Espreitem aqui.

Após esse texto se ter tornado público recebi alguns comentários de pessoas com dúvidas acerca do curso. De forma a que as minhas respostas sejam úteis e cheguem a um maior número de pessoas, resolvi deixá-las aqui. Caso surjam mais algumas, estejam à vontade para as colocar.




De Luna

"Hey! Só para dizer que "virei" o teu blog todo com a etiqueta "College". Embora seja a primeira vez que tenho contacto com o teu blog (cheguei aqui por causa do Lucky13) fico mesmo feliz que esse esteja a ser o teu real sonho...Quantos nós não vamos iludidos para um curso a pensar que é o que sempre quisemos e afinal é só a maior desgraça mental de sempre...Tenho um pouco esse medo eu. Eu acabei agora um curso de Ciências, mas só a meio do ano passado é que descobri o que queria mesmo mesmo mesmo, Direito, tudo a ver com ciências mesmo...Adiante, estou dependente do exame de Português e a nota que vou tirar a Matemática vai-me descer 1 ou 2 valores na interna, faz mossa, mas pronto, se tirasse boa nota a Português era ótimo e cobria um pouco isso...Mas enfim, os meus pais não me param de meter pressão em cima a dizer que tenho de escolher outro curso para garantir a entrada na faculdade, porque não querem que eu simplesmente fique à espera do exame do próximo ano e vá assistir a aulas...Eu simplesmente não quero escolher outro curso, não quero ir para um curso só para eles não terem a vergonha de dizer que não entrei na faculdade, entendes? Acho que me iria destruir tanto por dentro, ir para um curso que não era o que queria e pensar sempre no "e se...", e é óbvio que também não ia gostar de queimar dinheiro à toa...Quando eu li num dos teus posts antigos que os teus pais sempre acreditaram em ti e nunca duvidaram que entrarias no teu curso, senti uma "ponta" de tristeza por saber que os meus não são bem assim...Esta época é complicada, tu sabes, eu sei, a espera das notas dos exames, a expetativa...Se é já complicada por ela, quanto mais com pessoas que deveriam ajudar a deitarem-te abaixo todos os dias a dizer que não vais conseguir e tens de escolher outro. Desculpa o desabafo, nem sequer me conheces nem nada...
Ganhaste uma nova seguidora, beijinhos e boa sorte com o resto do estágio!"

Olá Luna! Antes de mais, bem-vinda ao blog. E depois de mais, nunca é tarde para se mudar de ideias. A vida deve ser mesmo aquilo que queremos fazer dela. E só mereces ser valorizada por teres percebido o que querias a tempo de muito.
Em relação ao teu desabafo, agradeço-te que o tenhas partilhado. Não és a primeira nem a última aluna a sentir algumas influências por parte dos pais. 
Os meus pais, como sabes, nunca se meteram muito nas escolhas académicas que eu tomei. Tomaram uma atitude de acompanhamento à distância, sem quererem de facto interferir com as minhas próprias decisões e isso foi bom para mim. Mas atenção,o facto de os teus pais estarem a tentar interferir com as tuas escolhas, não significa que tenham vergonha delas. Aliás, uma dessas escolhas, como seguir Direito, pode até mesmo dar certo! E é isso que tens que explicar-lhes. Talvez eles sintam que te estão a encaminhar e não a tirar-te da estrada que vai ter ao destino certo. Talvez seja só dúvida e receio de parte deles que temem que não estejas a ver as opções todas, da melhor forma. Eu acho que para que isto não aconteça, esta interferência parental, o mais importante é sempre o diálogo. E ainda mais do que o que dizes, o importante é a forma como o dizes. Se Direito é um objetivo, então é nele que te deves esclarecer. Explicar-lhes em que consiste o curso, como pretendes chegar ao curso ou como pretendes dar a volta se assim não acontecer, é bom. Tira-lhes doses de preocupação porque ao menos vão ficar a saber com aquilo que podem contar. E, além disso, quando se trata de um curso que sabemos que queremos mesmo, 'perder' um ano a lutar por ele não é perdê-lo, de todo. É ganhar experiência, ainda mais objetivos e ganhar o curso, saber que valeu a pena. Outra opção que pode agradar a ambas as partes, a ti e aos teus pais, é entrares num curso que saibas que tem bastantes cadeiras compatíveis com Direito para que, assim que entres em Direito, consigas obter equivalências dele. E isso sim, era uma opção válida para eles, talvez. Por fim, deixa-me só lembrar-te que os nossos pais normalmente tendem a querer aquilo que nos faz bem, mas às vezes custa-lhes a ver o bem em certas coisas. Há por isso que lhes mostrar. Espero ter ajudado. E lembra-te: não desistas daquilo que te motiva.



De The Whole Moon

"Olá Inês :) 
Li o teu post no Lucky13 e decidi vir "chatear-te" um bocadinho.
Eu quero muito medicina.
No entanto a minha média não é muito alta, é de sensivelmente 18. 
Eu estou no 11º ano e o exame de FQ correu-me muito bem, já o de Biologia...
E isso deixa-me estremamente preocupada.
Para o ano escolhi como disciplinas Biologia e Inglês. Achas que, caso consiga entrar em medicina (let's pray :) ) a Química de 12º me vai fazer muita falta??
E conselhos adicionais??
Desculpa o incómodo, mas tal como tu não conhecias, não conheço ninguém que esteja a estudar medicina. 
Aproveito para te desejar muito boa sorte com tudo!! :D"

Olá! 18 não é uma média alta? É sim senhora! É muito boa! Parabéns, a sério. Faz um brinde a esse 18 por favor (:
O exame de Biologia corre mal quase sempre. É um clássico. E eu não fui exceção. No entanto, nada temas! Tens ainda o 12º para recuperar esse exame e a coisa aí, geralmente, corre sempre melhor. Mas como? Já não temos Biologia há um ano e ainda por cima saem conteúdos do 10º. Como é que vamos conseguir? Oh meu deus. No 12º ano, a nossa mente está inevitavelmente mais treinada a exames do Gave. E por mais que pareça uma maratona sem fim, é neste ano que conseguimos bater recordes. Vão achar impossível mas não é! Podem até nem ter muito tempo para estudar Bio, mas a forma como vão fazer o exame é completamente diferente. 
Em relação às disciplinas de 12º, não acho que seja demasiado problemática essa escolha. No entanto, tenho alguns colegas que se viram um bocadito aflitos sem a Química. Mas acabaram por apanhar o rumo. Eu escolhi Biologia e Química e consegui ter bons resultados à mesma. Na altura, estava muito na moda escolher Bio e Psicologia, mas decidi que não era coisa para mim. E correu bem. Por isso, caso tenhas oportunidade em mudar para Química, eu acho que seria um esforço que valeria a pena, pelo menos para as coisas na faculdade entrarem com mais facilidade e não parecerem tão estranhas. Mas lá está, se os outros conseguiram, também hás-de conseguir. Chegar aos mesmo destinos mas com velocidades diferentes faz parte. Desejo-te toda a sorte do mundo! E aproveita este 12º ano, é um dos melhores do secundário! 



De Beatriz

"Olá Inês! 
Li o post que fizeste no Lucky 13 sobre o ensino superior, nomeadamente Medicina e gostei muito. Eu quero seguir Medicina, mas temo que este sonho só se realize lá fora, devido às médias. Aquele momento frustante, em que não te imaginas a fazer mais nada e que tens média para entrar em praticamente todos os cursos, menos no que queres. Mas pronto, o que eu te queria perguntar era quais as disciplinas que devo escolher agora no 12º ano. A minha escolha sempre recaíu sobre Biologia e Psicologia. Contudo nos últimos tempos tenho vindo a ficar indecisa e a colocar a Química ao barulho também. Por um lado, penso que deva escolher algo que não me baixe a média e em que eu consiga obter bons resultados, visto que os exames que tive de realizar este ano é que vão ser usados como provas de ingresso. Tenho medo que arriscar Química e Biologia seja demais e acabe por não conseguir uma média tão boa, como conseguiria se estivesse em Biologia e Psicologia ou em Química e Psicologia. Gostava de saber a tua opinião.
Um beijinho*"

Olá Beatriz! Estas dúvidas vêm um bocadinho de encontro àquelas que esclareci no comentário acima. E, por isso, o meu melhor conselho é escolher realmente Biologia e Química. Química não é assim tão difícil como as pessoas costumam pintar mas claro que todas as médias das disciplinas ajudam e claro que às vezes só uma disciplina faz toda a diferença. Além disto, cada escola tem as suas exigências por isso melhor que dizer o que acho segundo a minha experiência, é aconselhar-vos a falarem com antigos alunos que tenham frequentado Química e Biologia no 12º. Eles são as pessoas perfeitas para vos darem esse feedback.
E ainda tens um ano pela frente e quatro notas de exame que podes mudar. Muito pode acontecer e por isso não penses já no estrangeiro como solução. Tudo no seu tempo! As coisas mudam mesmo muito e vais-te aperceber disso. Muitas vezes, um só exame faz diferença. Confiança! Desejo-te um ótimo 12º, cheio de boas surpresas.


Comentários

  1. É tão ver que a rubrica que criei tem ajudado a ligar pessoas que têm dúvidas com outras que podem esclarecê-las...! Sinto mesmo um orgulho imenso por ver que a rubrica serviu para te dar a conhecer a pessoas que têm o mesmo sonho que tu... (:

    ResponderEliminar
  2. r: Antes de mais, obrigada por teres respondido! O grande problema que os meus pais estão a ver nem é o facto de ter escolhido Direito é mesmo a possibilidade de não entrar nele...Eles falam-me em entrar num curso e depois mudar, mas não sei, não quero andar aí a gastar dinheiro em propinas e etc. se é para mudar, até porque as equivalências que iria ter não eram para todo o primeiro ano (obviamente), eram para poucas cadeiras (o que consigo encontrar relacionado a Direito é Administração Público Privada, e em comum no 1º ano só tem 1 cadeira), e para mim não compensa, teria de fazer o primeiro ano todo praticamente outra vez...Mas pronto, logo se verá, tenho de ver as notas dos exames e afins...Obrigada :)

    ResponderEliminar
  3. A Carolina está de parabéns pela ideia genial que cada vez mais mostra resultados como estes! E tu também, pelo excelente post :)

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada por me teres esclarecido! Acabei por escolher Biologia e Psicologia. Estive a ver o programa e penso que com Psicologia vou estar mais interessada e ter melhores notas. Obrigada mais uma vez ;) Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. De nada! Fico feliz por teres chegado a uma decisão. Boa sorte para este ano e agora é aproveitar as férias! Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

YOU are here. Thanks for that.

Mensagens populares