COLLEGE | Week II




Segunda e última semana do estágio de enfermagem. Deixamos os cuidados intensivos e estamos numa enfermaria, com doentes mais independentes no que toca à tomada de banhos, por ex. Apesar de o estágio ser todo importante e não descurar de nenhuma das suas partes, hoje a minha segunda-feira começou de uma forma bem mais dinâmica. Consegui sentir-me mais útil e aprender coisas realmente práticas e simples nesta nova unidade de hepatologia em que me encontro. Medi tensões arteriais, glicémias (com aquela picadita no dedo) e ainda me deixaram tirar sangue! Estou oficialmente apaixonada por este estágio. E adoro a minha colega estagiária! A Maria do Carmo. É incrível quando nos apercebemos que estamos as duas a dar gritinhos de entusiasmo quando fazemos coisas diferentes, como por exemplo poder assistir a uma algaliação de um doente ou até a uma colonoscopia. Pois. Por muito minimais que sejam, nós ficamos verdadeiramente contentes pelas mini-vitórias de cada uma e isto não me podia deixar mais feliz. Sinto que sou uma sortuda no que toca às pessoas que me aparecem na vida e a Maria do Carmo está a ser um perfeito exemplo disso. Somos ambas empenhadas, encantadas pela profissão que estamos a escolher e não dizemos não a nenhuma tarefa nem tão pouco torcemos o nariz. Temos orgulho naquilo em que nos estamos a tornar e isso subentende-se nos nossos olhos assim que falamos do que fizemos no estágio durante o dia. Os únicos pontos mais negativos desta semana estão a ser apenas ver que doentes que lá estavam, aparentemente bem, já não estão mais. As camas vazias dão sempre um tom mais cinzento à alegria que queremos sentir. Mas tudo é passageiro. E aceita-mo-lo como tal. 

Posto isto, espero mesmo poder ter mais tempo e menos sono para deixar aqui no blog tudo aquilo que estou a sentir, bem como explorar mais um pedacito o que foi e o que está ser toda esta nova e gratificante experiência! Obrigada por me lerem e me acompanharem nas minhas pequenas conquistas. Todas as vossas mensagens têm sido incríveis e sinceras, sobretudo sinceras! E acreditem, a sinceridade é mesmo a maior qualidade que eu valorizo numa pessoa. Obrigada.

Comentários

  1. Estive uma temporada nos cuidados intensivos e vi o trabalho que os enfermeiros têm. É difícil manter o optimismo no meio de tanta carga negativa e isso foi o que mais admirei nas pessoas de lá que trouxe no coração (:

    ResponderEliminar
  2. Hey! Só para dizer que "virei" o teu blog todo com a etiqueta "College". Embora seja a primeira vez que tenho contacto com o teu blog (cheguei aqui por causa do Lucky13) fico mesmo feliz que esse esteja a ser o teu real sonho...Quantos nós não vamos iludidos para um curso a pensar que é o que sempre quisemos e afinal é só a maior desgraça mental de sempre...Tenho um pouco esse medo eu. Eu acabei agora um curso de Ciências, mas só a meio do ano passado é que descobri o que queria mesmo mesmo mesmo, Direito, tudo a ver com ciências mesmo...Adiante, estou dependente do exame de Português e a nota que vou tirar a Matemática vai-me descer 1 ou 2 valores na interna, faz mossa, mas pronto, se tirasse boa nota a Português era ótimo e cobria um pouco isso...Mas enfim, os meus pais não me param de meter pressão em cima a dizer que tenho de escolher outro curso para garantir a entrada na faculdade, porque não querem que eu simplesmente fique à espera do exame do próximo ano e vá assistir a aulas...Eu simplesmente não quero escolher outro curso, não quero ir para um curso só para eles não terem a vergonha de dizer que não entrei na faculdade, entendes? Acho que me iria destruir tanto por dentro, ir para um curso que não era o que queria e pensar sempre no "e se...", e é óbvio que também não ia gostar de queimar dinheiro à toa...Quando eu li num dos teus posts antigos que os teus pais sempre acreditaram em ti e nunca duvidaram que entrarias no teu curso, senti uma "ponta" de tristeza por saber que os meus não são bem assim...Esta época é complicada, tu sabes, eu sei, a espera das notas dos exames, a expetativa...Se é já complicada por ela, quanto mais com pessoas que deveriam ajudar a deitarem-te abaixo todos os dias a dizer que não vais conseguir e tens de escolher outro. Desculpa o desabafo, nem sequer me conheces nem nada...
    Ganhaste uma nova seguidora, beijinhos e boa sorte com o resto do estágio!
    Luna

    ResponderEliminar
  3. Olá Inês :)
    Li o teu post no Lucky13 e decidi vir "chatear-te" um bocadinho.
    Eu quero muito medicina.
    No entanto a minha média não é muito alta, é de sensivelmente 18.
    Eu estou no 11º ano e o exame de FQ correu-me muito bem, já o de Biologia...
    E isso deixa-me estremamente preocupada.
    Para o ano escolhi como disciplinas Biologia e Inglês. Achas que, caso consiga entrar em medicina (let's pray :) ) a Química de 12º me vai fazer muita falta??
    E conselhos adicionais??
    Desculpa o incómodo, mas tal como tu não conhecias, não conheço ninguém que esteja a estudar medicina.
    Aproveito para te desejar muito boa sorte com tudo!! :D

    ResponderEliminar
  4. Olá Inês!
    Li o post que fizeste no Lucky 13 sobre o ensino superior, nomeadamente Medicina e gostei muito. Eu quero seguir Medicina, mas temo que este sonho só se realize lá fora, devido às médias. Aquele momento frustante, em que não te imaginas a fazer mais nada e que tens média para entrar em praticamente todos os cursos, menos no que queres. Mas pronto, o que eu te queria perguntar era quais as disciplinas que devo escolher agora no 12º ano. A minha escolha sempre recaíu sobre Biologia e Psicologia. Contudo nos últimos tempos tenho vindo a ficar indecisa e a colocar a Química ao barulho também. Por um lado, penso que deva escolher algo que não me baixe a média e em que eu consiga obter bons resultados, visto que os exames que tive de realizar este ano é que vão ser usados como provas de ingresso. Tenho medo que arriscar Química e Biologia seja demais e acabe por não conseguir uma média tão boa, como conseguiria se estivesse em Biologia e Psicologia ou em Química e Psicologia. Gostava de saber a tua opinião.
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Que bom que estás a gostar do estágio. É uma profissão que eu não aguentaria... Só é pena que no estado em que o país está seja tão difícil arranjar emprego por cá, enfermagem então nem se fala. Boa Sorte :)

    ResponderEliminar
  6. Posso comentar outra vez "Que lindo Inês"?! É que tu és qualquer coisa de extraordinário :D é realmente nas pequenas coisas que fazemos que as tornamos grandes :) e acho que só consigo perceber essas coisas (glicémias, algaliação e colonoscopia...) porque as utentes da Liga Portuguesa Contra o Cancro (onde estive a estagiar) falavam-me dessas coisas. Agora imagina, eu em multimédia aprender destas coisas :p Quando menos esperamos aprendemos coisas novas! Fico mesmo feliz por estares feliz e por fazeres aquilo que realmente gostas.

    Beijinho grande * <3

    ResponderEliminar
  7. Ao ler atentamente o teu blogue, percebi que também estudas enfermagem :)
    Que bom! Vou ficar atenta certamente!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

YOU are here. Thanks for that.

Mensagens populares