Porque o secundário me deu bem mais do que um canudo



Setembro 2013. Décimo segundo ano. Primeiro dia de aulas. 



Lembro-me de que estávamos a fazer aquela coisa de: Digam o vosso nome. Que idade têm? E o que querem ser? E, sinceramente, por dentro, já estava a revirar os olhos. Na altura, era bastante mais contida, e falar para um grupo de pessoas que estava a conhecer pela primeira vez, era-me algo um pouco constrangedor. 

"Prazer em conhecê-lo. A colega do lado, agora."

"Eu chamo-me Inês. Tenho dezassete anos. E quero ser médica." Neste momento, achei o que disse vago. E eu não queria ser vaga. Detesto sê-lo. Queria acrescentar-me. A vergonha era alguma, mas a vontade de não ser vaga era maior. E então passado uns dois segundos, rematei dizendo: "Mas se não  o conseguir, o meu desejo é mesmo continuar a ser tão ou mais feliz do que sou agora". Na altura, disse-o sem planear. E disse-o de sorriso estampado na cara. Mas disse-o.

O meu professor sorriu. E disse, sorrindo: "Sabes uma coisa? Gosto muito dessa tua filosofia de vida. Aprecio-a mesmo."  E, de repente, já não me senti vaga. Eu tinha uma filosofia de vida (tinha?) A partir daquele momento, eu tinha-a. E é por isto e por outras tantas coisas que nunca mais vou esquecer este professor. Fez das minhas palavras uma coisa bonita, porque as valorizou como achou que devia. 

Comentários

  1. Óhh, que giro Inês :) e estás a uns anos de ser médica :p já viste?! as palavras que disses-te fizeram mesmo sentido! Até porque nota-se a km's que és feliz :D :D

    Beijinho grandeee *

    ResponderEliminar
  2. r: tenho tentado acompanhar as tuas publicações ao máximo :)) e tenho que as comentar :p Óhh, eu até gostava de publicar mais coisas.. mas desde que criei este blogue que estou a tentar visitar todas as pessoas que seguia e nem tenho conseguido. E não tenho tirado muitas fotografias a não ser a eventos e festas :)) mas vou tentar! Beijinhos <3 **

    ResponderEliminar
  3. Há professores assim... que lembramos para toda a vida. E isso é bom.

    ResponderEliminar
  4. Alguma coisa me deixou apaixonada por este post! Talvez a forma como o escreveste... adorei-o mesmo :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

YOU are here. Thanks for that.

Mensagens populares