4.7.15

A Mamã Sabe



Como lavar um cabelo?

A minha mãe é cabeleireira. Mais do que isso, é uma boa conselheira nos minutos que as mulheres estão sentadas à sua frente, à espera de um novo look, de um novo trabalho ou até de um novo amor. 
Ser o que a minha mãe é vai mesmo para além do lavar, cortar e esticar. Ela é a terapeuta, muitas das vezes a solucionadora dos problemas que nós, mulheres, criamos na nossa mente. E, por vezes, um bom diálogo carregado de compreensão é tudo o que precisamos para tomarmos uma decisão ou formularmos uma. 

Introduções feitas, a dica que tenho para partilhar hoje convosco é simples, mas essencial. Desde que comecei a lavar o meu cabelo sozinha que a ouço. A Mamã Sabe o quão é difícil para nós, mulheres, lidarmos com os dias de cabelo imperfeito. E é a começar na lavagem que ela nos ajuda a prevenir esses dias.



Nesta ciência, precisamos sempre de 2 ingredientes fundamentais: o shampoo e o condicionador. O que importa é como fazemos e não tanto com aquilo que fazemos, por isso vamos ignorar um pouco a parte das marcas dos produtos.

O shampoo. É para ser aplicado pelo menos 2 vezes. A primeira aplicação é quase sempre superficial e só sopra o pó, não o elimina mesmo, entendem? Então a regra é: nunca nos ficarmos por uma só passagem. Depois, é importante que usemos os dez dedos que temos nas mãos para esfregar o cabelo e, especificamente, na zona do couro cabeludo. É preciso insistir um bocadinho nesta área uma vez que é aqui que se acumulam todos os cheiros e impurezas que são, com certeza, indesejados. Movimentos circulares. Onde? Atrás das orelhas. Na zona por detrás do início do pescoço. Dos dois lados da nuca, de forma a que as mãos se encontrem aquando deste movimento. Isto resume-se à parte do cabelo que está como que colada ao crânio. Mas e o resto do cabelo? O cabelo que está livre, digamos assim, deve então ser lavado sempre com movimentos suaves, de cima para baixo, como se continuassem as linhas verticais dos fios do vosso cabelo. E é lavando desta maneira que evitamos as dificuldades ao pentear, porque só assim é que o cabelo fica com menos tendência para enroscar. 

O condicionador. É muito importante só passarem para este passo, quando certificarem que o shampoo está bem removido do cabelo! Este é o Santo Graal de qualquer cabelo bem lavado: retirar muito bem o shampoo para evitar que o condicionador não atue por excesso do produto anterior. Como aplicar? O objetivo do condicionador é suavizar o cabelo e, por isso, deve ser aplicado essencialmente nas pontas e nos meios do cabelo. Há quem aplique este produto diretamente no couro cabeludo. ERRO. Quando isto acontece, as mulheres queixam-se de uma única coisa: oleosidade. Esta grande inimiga dos dias de mau cabelo. E, se perceberam agora que este é um dos principais fatores que provoca excesso de óleos no cabelo, é hora de mudar de rotina! Nunca mais assassinem uma boa lavagem ao aplicar condicionador num sítio perigoso como este. Neva eva. 

O condicionador é também um bom amigo para quem sofre de cabelo seco. Imaginemos que vais à praia e não queres sair de casa a parecer uma vassoura humana. Esta dica é para ti: lava o cabelo da forma que aqui foi explicada e, no fim, ainda com o cabelo húmido mas já escovado, aplica umas gotinhas de condicionador nas pontas e nos meios, como se fosse espuma ou outro produto finalizador de cabelo. Ajuda muito! Eu própria uso este truque da Mamã imensas vezes no Verão e fico sempre contente com o resultado. 

(Encontra tudo acerca desta nova rubrica clicando na etiqueta mommyknowsbest)

6 comentários:

  1. Gostei bastante :P Eu só passava mesmo uma vez com o shampoo...Nunca mais comprei o condicionador, nem sei porquê.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a última dica :) desconhecia...
    Em relação a lavar cabelo duas vezes com shampoo, nem sabia disso.. acho que vou experimentar. De resto que faço igual como falas :p

    beijinhoo **

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas. Eu costumo passar duas vezes com o shampo mas, quando estou mais à pressa, é só mesmo uma =P

    ResponderEliminar
  4. Ótimas dicas.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar

YOU are here. Thanks for that.

 
Designed by Beautifully Chaotic