COOK | O Latte!


Eu adoro café. Vocês sabem. Mas há dias em que estou demasiado soft para um café. E preciso de algo mais doce e mais parecido com aquilo a que eu, dona dos meus oito aninhos, pedia ao meu pai, no seu próprio café: Quero um pingo, Papá.

Hoje acordei com vontade de reviver esse pingo que quase 12 anos depois, ganhou um nome mais in e um topo em forma de nuvem e se chama Latte


Para isso, vão precisar de:

1. a melhor chávena 
2. café
3. leite
4. uma jarra de vidro (como esta)
5. canela e açúcar
6. vontade de começar o dia em grande!

Isto é muito simples - ótimo para manhãs rápidas - e vai demorar-vos um parágrafo a ler. Prontos?



tim-tim por tim-tim

Comecem por tirar um café - esta para os que têm uma máquina de café instantâneo em casa - ou então façam o vosso próprio café, da forma tradicional que conhecem. Recomendo que tirem um café curto e forte, porque o sabor do café tem que estar na bebida, ainda que não vá inteiramente saber a café, no fim. De seguida, peguem na jarra de vidro e encham-na com o leite que acharem necessário (normalmente, a bebida deverá ter mais leite do que café, por isso eu diria numa proporção de 2:1). O que vão fazer agora é o mais importante de toda a operação (e mais divertido também!). Vão fechar a jarra e fazer o maior mix de leite que já alguma vez fizeram, como se estivessem a preparar um mega cocktail. E vocês perguntam: mas para que é que eu vou estar a esforçar os braços às nove da matina? E eu respondo: porque sim, meus amigos, porque vão querer que aconteça. E tudo porque latte não é latte sem nuvem de leite como telhado. Este mix vai fazer com que o vosso leite fiquei com uma série de bolhinhas e de espuma no topo. Agora - e já com o café tirado - vão simplesmente tirar a tampa da jarra e colocar o leite a aquecer 1 minuto no microondas, de forma a perfazerem um topping quentinho. Finalmente, a) é só colocarem o leite por cima do café já tirado, tendo o cuidado de com uma colher impedir que a espuma do leite vá também com ele e b) juntarem as nuvens de leite à bebida. O passo final - e super opcional - é a canela! E este prometo que vai ser crucial. Eu que não amo propriamente canela, adorei o toque que deu ao meu latte. 


Quem gostar do Latte assim, desejo já um bom proveito. Para os fãs de açúcar, como eu, adociquem a coisa a gosto. 

Querem a sugestão perfeita para finalizarem esta manhã? Cozinhem uns ovos mexidos bem simples (como estes que um dia vos trouxe aqui) e torrem umas fatias de pão e voilà: pequeno-almoço dos deuses.


(post inspirado por esta receita.)

Comentários

  1. Ficou com ótimo aspeto! *.*
    Obrigada pela receita, querida Inês!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Ai que aspeto delicioso!!
    Top! Tenho de experimentar*
    Adorei o blog! O que achas de nos seguirmos?
    Passa pelo meu e diz me o que pensas*
    www.a-be-atriz.com
    xx, A Be-atriz

    ResponderEliminar
  3. Deste-me uma grande vontade de ir tomar o pequeno-almoço outra vez :))

    ResponderEliminar
  4. Depois de ter tomado um pequeno almoço tão simples, dá-me vontade de fazer tudo de novo. Que bom aspecto! Eu adoooro café, e esses assim, com a espuma de leite por cima, são divinais! Mas nunca os faço em casa! É o que dá ser preguiçosa com o pequeno almoço. E a sugestão dos ovos mexidos é a cereja no topo do bolo.

    ResponderEliminar
  5. Que bom aspeto! Saí um pingo para aqui também por favor ahah

    ResponderEliminar
  6. Tem um óptimo aspecto e é super fácil de fazer. Muito obrigado pela partilha da receita! :P

    ResponderEliminar
  7. obrigada pela partilha... vou fazer de certeza

    ResponderEliminar
  8. Ainda há uns tempos andei à procura de receitas de lattes mas não encontrei nada de jeito. Esta é a primeira que me desperta (muito) a curiosidade. Amanhã de manhã fará parte do pequeno almoço!

    ResponderEliminar
  9. Aiiii coisa boa! Que estranho, nunca tinha pensado em como fazer isto - obrigada! :p

    Jiji

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

YOU are here. Thanks for that.

Mensagens populares