De Blogger para Blogger


Muitas foram as coisas que, ao longo destes anos de blogosfera fui guardando no meu separador mental "Como ser Blogger". E como sharing is caring aqui estão algumas ideias que podem ajudar-vos a melhorar as vossas publicações cheiinhas de potencial.





1. Sempre que possível, usa uma imagem no teu post. Se tens muito para dizer, então reparte o teu texto em pontos estratégicos da publicação e insere diversas imagens que possam acompanhar as ideias que vais esboçando. Isto é ótimo para "distrair" o leitor, ao fazer com que leia tudo de forma atenta e motivante.


2. Esquece o JPG. Como sabem, as imagens que aqui publicamos podem ter três formatos: jpg, gif e png. E se querem que as vossas imagens fiquem espetacularmente nítidas, então devem usar o formato PNG. Este sim irá fazer toda a diferença.

Ora vejam o ANTES e o DEPOIS do PNG.



3. A hora da tua publicação. Imaginando que tens uma epifania e de repente, vês-te com 1001 ideias para escrever às 4h da matina, VAI EM FRENTE. Escreve o que te apetecer. Devemos aproveitar estes momentos. Mas... a questão é... se fará algum sentido publicares esse texto a essa hora. E eu digo que não. Não, porque se o teu objetivo é claramente ser lido/a, a essa hora terás um público muito fraquinho. Então e vocês ripostam: Mas de manhã o público volta e lê a epifania, daaaaaa. Não posso discordar totalmente, mas se pensarmos em conjunto, raras são as pessoas que aqui seguem apenas uns 4 bloggers e, sendo assim, é muito provável que um vasto número de posts apareça no feed do teu público e te roube todo o spotlight. Por isso, pensa em publicar o teu post numa hora em que tu próprio te sentes mais na mood para ler outros blogs. Eu costumo publicar os meus posts agendados - outra coisa maravilhosa - por volta das 9h. Isto porque é uma hora produtiva, em que as pessoas provavelmente ou estão a tomar o pequeno-almoço e andam a fazer scroll pela blogosfera ou então, daqui a uma hora, haverá uma pausa na manhã (seja no trabalho ou na escola) que os levará a lerem-me. E isto é uma estratégia que uso para a semana, ao passo que ao fim-de-semana, como sei que muita boa gente fica mais tempo pelo sofá, publico os meus posts pela noite dentro ou então nem sequer estou muito focada na hora a que devo ou não publicar porque é who cares, it's fri-yay.

4. Assegura-te que os teus leitores TE estão a ler. A ti. E a mais ninguém. Para que alguma da minha identidade passe para palavras, eu costumo fazer um exercício um tanto ao simples, mas que me parece ajudar. Então, o que eu faço, no fim de escrever uma publicação é relê-la em voz alta (ou então imagino a minha voz quando não me apetece dar uma de esquizofrénica) e enquanto a leio vou reajustando algumas palavras, entoações, pausas, etc. Se eu perceber que há alguma palavra que eu não diria habitualmente a um amigo numa conversa informal, eu apago-a e tento substitui-la por algo mais representativo do meu discurso.

5. Usa uma caixinha de procura de posts na barra lateral do teu blog. Isto é um requisito que eu pedia para muitos blogs que acompanho, até nos mais "famosos" isto falha, muitas vezes. É tão mas tão necessário! E prático. É só imaginar que estamos no google e pesquisamos o título ou então o tema da publicação, e em segundos encontramos o post que tinha algo de interessante e que perdemos de vista. É fácil obterem esta search box, o próprio Blogger oferece-nos essa possibilidade se forem ver as miniaplicações.

6. Nunca te esqueças dos teus leitores. E isto passa por saber valorizá-los. Se por vezes o comentário é longo e lisonjeador, mas não te apetece responder na altura, porque sabes que merece uma recompensa de igual para igual e isso vai precisar de algum do teu tempo, não publiques esse comentário ou então escreve numa agenda o nome da blogger a quem tens de agradecer pelo amor que dá ao teu blog. Eu odeio ter que admitir que, por vezes, falho um bocadinho (só um bocadinho mesmo!) neste aspeto. Mas aproveito sempre as pausas de fim-de-semana para tentar restaurar a vossa "confiança em mim". E, por isto, peço já desculpa se alguma vez ignorei - de forma sucessiva - os vossos comentários.

7. Usem as melhores fonts. Arial e Times New Roman não são as únicas miúdas que por aí andam. Se querem ser mais originais e dar um toque pessoal aos vossos posts, recorram a sites que tenham uma catrafada de opções de fonts. Eu uso este e não podia estar mais contente com o que por lá encontro.

8. Se são um blogger "assumido", usem uma foto vossa - da qual se orgulhem - como forma de boas vindas para quem se esbarra com o vosso cantinho. Eu falo por mim, sempre que entro num blog e dou de caras com uma foto super simpática da pessoa por detrás do blog, sei que vou ficar com um sentimento de familiaridade, porque consigo imaginar a pessoa que me está a dizer coisas. E isto é fundamental, a meu ver. Caso mantenham um perfil anónimo, a coisa também se resolve. Usem uma foto com a qual se identifiquem. Tenho muitas boas memórias de imensas bloggers que usavam como "foto de perfil" figuras icónicas, como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe. O importante é que tenhamos uma ideia de vocês. Tudo isso cativa um leitor, acreditem.

9. Usem a ferramenta do Ler Mais. Eu gosto de decidir se vou ler um texto ou não. E essa escolha define-se sobretudo pela introdução do texto. Se eu ficar curiosa, tenham a certeza que vou ler-vos! Se vir, de repente, o texto todo, longuíssimo e sem imagens para disfarçar a coisa, fico logo desmotivada e salto para outro blog. E isto é o que pode acontecer quando deixam os textos sem quebra alguma, a ocuparem toda a página visível do vosso blog. Eu, pessoalmente, sinto que aquela quebra no texto, que separa a introdução do post propriamente dito, é essencial na decisão do leitor de ler o post até ao fim.

10. Sem ideias para uma publicação? Vão ao Youtube. O Youtube resolve muitos males. E a falta de inspiração é um deles. Vejam os títulos dos vídeos das youtubers, há tanta coisa com a qual se podem identificar e querer realmente falar nelas, mostrar o vosso ponto de vista, dar uma sugestão ou então passem pelo Tumblr, que também é um bom sítio para se ir quando se quer pensar na metafísica das coisas e, estes dois, acompanhados de uma boa música de fundo...oh-oh. Acreditem que, até ao fim do dia, haverá novo post na blogo.



E vocês? Que truques e dicas estou a perder?

Comentários

  1. Alguns destes pontos faço por os cumprir, outros não ligo assim tanto e não me preocupo como, por exemplo, usar o "ler mais" (:

    ResponderEliminar
  2. Não fazia mesmo a mínima ideia sobre a diferença de jpg para png. Vou passar a usar!!

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito das dicas, apesar de não cumprir todas (publico quando me apetece, não ligo a horários, e só uso o "ler mais" para publicações com muitas fotografias) :)

    ResponderEliminar
  4. Pessoalmente, não gosto do "ler mais" numa publicação...Remete logo para outra página, enquanto podia ler tudo numa.

    ResponderEliminar
  5. Dicas óptimas :) Já sigo a maioria, mas por vezes também sinto que não dou a atenção devida aos meus leitores. Não publicar o comentário até ter cabeça para responder é uma excelente sugestão, caso contrário é bem provável que nos passe completamente (não sendo por mal, é péssimo que isto aconteça). Ah e quanto aos horários também não ligo muito. Quer dizer, o meu objectivo é sempre publicar antes do final da tarde/noite, quando creio que mais gente aqui anda :)

    ResponderEliminar
  6. São ótimas dicas!
    Acabo por fazer publicações um pouco tarde, pois é quando tenho mais tempo, e também porque aqui o fuso horário é diferente.
    Apesar disso, consigo seguir grande parte das tuas dicas, por isso achei-as muito pertinentes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. concordo cm muitas coisas que disseste e acho as dicas maravilhosas :)

    ResponderEliminar
  8. amazing blog! I am new follower :)

    http://itsmetijana.blogspot.rs/

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida que são boas dicas para quem está mais à nora, apesar de não seguir algumas delas porque não acho que faça sentido, acho que cada blog deve ter a sua maneira de gerir o seu cantinho depois de se inspirar. R: Muita obrigada Inês. Há certas coisas que custam deixar e uma delas é a minha cadelinha, que curiosamente é da mesma raça da tua e com o mesmo nome (Nina). Vou ter imensas saudades e ela já não é nova. Neste momento acho que é o que mais me vai custar

    ResponderEliminar
  10. A sério que adorei as dicas! Muito obrigada por partilhes! Na verdade acho que cumpro todas :)
    Adorei o blog <3

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Excelentes dicas Inês :D :D
    Especialmente a parte das fotos em PNG, toda gente diz que se deve guardar em JPEG e eu fico-me sempre pelo PNG...

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito das dicas e analisando o meu comportamento:

    1. tento sempre usar fotografias ou gifs, pelas razões que enumeraste (além de esteticamente ser mais apelativo, permite aos leitores descansarem os olhos do texto);
    2. não faço ideia se uso jpg ou png, mas sou capaz de usar o primeiro, por isso vou tentar não cair no erro nas próximas vezes;
    3. defini um plano de publicações (quando feitas, são sempre às quartas, quintas, sábados e domingos) e costumo publicar à noite (as estatísticas dizem que sou mais lida por volta de sexta às 22h);
    4. um dos maiores elogios que já me fizeram em comentários é exatamente a forma como escrevo, que é, citando, muito terra-a-terra;
    5. não uso caixinha de procura de publicações, mas espero que ter distinguidas as categorias existentes no topo do blogue ajude;
    6. tento sempre responder aos comentários, sobretudo se forem maiores, porque sei que as pessoas dispenderam tempo para me darem feedback;
    7. gosto muito das fonts do meu blogue, apesar de nem sequer saber quais são;
    8. sou uma blogger assumida e adoro a minha fotografia de apresentação sobretudo porque foi tirada por uma outra blogger que adoro!;
    9. uso a ferramenta do Ler Mais, apesar de achar que sou péssima em resumos e ter medo que as pessoas não se dêem ao trabalho de dar uma oportunidade à minha publicação;
    10. normalmente encontro inspiração no pinterest :)

    ResponderEliminar
  13. Bons truques e dicas para quem está de volta à blogosfera. Obrigada :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

YOU are here. Thanks for that.

Mensagens populares