book review | LEIA ISTO SE QUER TIRAR FOTOS INCRÍVEIS.



Para mim, ler este título foi magnético. Só parei na Fnac, assim que o vi. Sem ter lido qualquer review, atirei-me de cabeça a lê-lo. E agora sim, venho dar-vos a minha opinião dele, para quem precisar de se convencer mais um pedacito de que este é um livro excelente para fotógrafos amadores.


> o ASPETO
Começo por dizer que é um livro com um design simples, mas cativante. O material da capa é um bocadinho mais fraco do que aquele que eu estava à espera, é bastante maleável e mais próximo de papel do que de cartão. Mas isso não impede ninguém de o ter, afinal não queremos um caderno, queremos sim um guia de fotografia! 

> o CONTEÚDO.
O livro está dividido exatamente como se de um mapa fotográfico se tratasse, alguns dos temas técnicos abordados são os seguintes: exposição, composição, luz, etc.
O que o autor faz é "passear" por estas noções, 1. explicando-as de uma forma mesmo muito pedagógica e acessível, e 2. exemplificando todas as dicas e truques, através da análise de obras de outros fotógrafos que ele próprio admira, como Elaine Constantine, Henry Cartier-Bresson e Martin Parr. No fundo, temos aqui um 2 em 1. Um livro que coleciona não só dicas, como também grandes obras fotográficas.

> Quem deve ler este livro?
É claro que qualquer pessoa que se sinta interessada a ler este livro o pode fazer, disso não resta uma dúvida. Mas se me perguntarem a quem se dirige o autor e a quem é que toda aquela informação compilada realmente será útil, aí vos respondo: aos fotógrafos amadores. Neste grupo me incluo! Pessoas que gostem de fotografar, mas que de facto não sabem o que raio é um ISO e para que serve. 

> Coisas que eu aprendi realmente
Por mais estúpido que pareça, eu aprendi (pela primeira vez!) a configurar a minha máquina fotográfica. É verdade. Nunca o tinha feito até ler este livro de instruções. Tirava 100 fotos por dia, mas de facto estava sempre em modo automático, porque nem sequer pensava em tirar maior proveito de outras características. Eu só queria fotografar.
Agora, tenho vindo a divertir-me com o (chato) ISO, a abertura da câmara e a velocidade do obturador

Eu adorei lê-lo porque...
me trouxe novidade! E ainda mais porque é um livro para desfolhar quando bem me apetecer. Li-o em 2 noites e fiquei triste por ter chegado ao fim. Mas o bom deste livro é que podem voltar a pegar nele, seja para relembrar a técnica, seja para se inspirarem nas deliciosas fotografias que o autor nos apresenta. 

LEIA ISTO SE QUER TIRAR FOTOS INCRÍVEIS ensina-nos que o fundamental é fotografar com sentimento. Sem isto, nada daquilo que sabemos teoricamente irá valer a pena. 


Por fim, deixo aqui uma das minhas páginas preferidas desta obra. É uma imagem de Tom Hunter, na qual vemos uma mulher a ler uma ordem de despejo. Gosto da maneira como o fotógrafo lidou com a exposição à luz. Gosto do facto de ter pessoas. Gosto da história que um simples clique pode contar. E sei que, se fosse uma fotógrafa profissional, este seria o meu foco: as pessoas e o que elas têm para nos dizer.


+ info

TÍTULO ORIGINAL: Read this if you want to take great photographs
AUTOR: Henry Carroll
EDITORA: G. Gili, Ltda
PÁGINAS: 128
EDIÇÃO:
ANO: 2014


Comentários

  1. Já passei por esse livro várias vezes na fnac e fico sempre a ponderar comprá-lo, mas de facto não sei seria o mais indicado para mim... Apesar de me considerar amadora, já trabalho com a minha câmara em modo manual há uns anos e já tenho por casa muitos livros de iniciação. A última fotografia está linda, linda. Sem dúvida que fotojornalismo, o fotografar seres humanos da forma mais crua possível, traz-nos trabalhos incríveis. Nem sempre com temas felizes, mas sempre muito reais.

    um beijinho,
    Sara

    ResponderEliminar
  2. Também existe a versão de fotografar pessoas: http://www.fnac.pt/Leia-Isto-se-Quer-Tirar-Fotos-Incriveis-de-Gente-Henry-Carroll/a918977

    Por acaso deixa-me curiosa! E ainda bem que gostaste :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Inicialmente, era esse que queria comprar. :) Mas não existia na Fnac do Guimarães Shopping.
      Obrigada pela sugestão!

      Eliminar
  3. Uma pergunta assim um bocado parva, mas realmente preciso de saber para a compra deste livro (que também me desperta IMENSA curiosidade. Para tirar partido de todas essas dicas é necessário ter uma máquina canon, por exemplo, estilo profissional? Ou seja aquelas muito grandes e que tem várias objetivas? É que por enquanto ainda tenho daquelas máquinas simples e pequenas, mas não sei se resultaria no propósito do autor. Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha é a Canon PowerShot SX510 HS. Não é, de todo, uma câmara profissional, não tem sequer aquele sistema de trocarmos as objetivas... Mas tem a possibilidade de ser configurada, naqueles parâmetros que referi: velocidade do obturador, abertura e ISO. Por isso sim, se a tua tiver estes parâmetros para alterar, podes perfeitamente comprar o livro! :)

      Eliminar
    2. Tenho de comprar, em princípio deve dar. De qualquer das formas caso não dê, é dinheiro gasto em conhecimento e curiosidade :)
      Muito obrigada pela resposta

      Eliminar
  4. O meu professor de Audiovisual chegou a mostrar-me este livro, e lembro-me de que tinha dicas super interessantes! :)

    ResponderEliminar
  5. Confesso - andava há n tempo a querer ler este livro mas não sabia se o devia comprar porque já tenho vários relacionados com os princípios básicos de fotografia. Bem, agora acho que não o compro, mas se conseguir deitar a mão a um emprestado para ver as fotografias, vou fazê-lo! :p

    Jiji

    ResponderEliminar
  6. Uhh, um livro para fotógrafos amadores! Fiquei super curiosa para ler!!
    Obrigada pela sugestão! Beijinhos!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  7. Ohh Inês! Quando li que tinhas comprado o livro pensei somente "Ohh rapariga! Para que precisas disso? Já tiras fotografias incríveis!" mas ao longo do texto percebi mais e fiquei muito curiosa em lê-lo! Já agora com que telemóvel e maquina fotográfica tiras as tuas fotografias? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah muito obrigada! :) Comprei-o mais pela parte técnica que me faltava, como pudeste ler no texto.
      O meu telemóvel é o Samsung Galaxy s6 e a câmara é a Canon PowerShot SX510 HS.:)

      Eliminar

Enviar um comentário

YOU are here. Thanks for that.

Mensagens populares