S K A M.


Estão a olhar para a minha nova obsessão: S K A M. Foi-me maravilhosamente recomendada pela maravilhosa Inês e, por isso, só lhe posso agradecer.
Venham então perceber porque raio eu me apaixonei por uma série a) de adolescentes e b) norueguesa.


U M  R E S U M O 

A primeira barreira que se colocou entre mim e esta série foi a língua. Quando comecei a ouvi-los falar, achei uma coisa bem estranha e pensava mesmo que isso iria dificultar a minha conexão com as personagens. Mas... guess what... 30min de série depois eu já estava conquistada.

Mas bem, a série retrata a vida (incluindo os amores, os desamores, the drama life) dos adolescentes de uma escola secundária muito popular em Oslo - Hartvig Nissens. A série conta com 3 temporadas e cada uma é apresentada do ponto de vista de uma personagem. A primeira é dedicada a Eva, a segunda a Noora e, por fim, a terceira a Isak. Este esquema de apresentação é realmente inovador e cativante, porque quase que parece que estamos a ler um livro e vamos conhecendo os detalhes e a evolução de cada personagem.

Eu estou no início da 3a temporada, mas sem dúvida que sinto que a segunda foi a que mais mexeu comigo, foi realmente muito intensa e fez-me identificar, a nível de personalidade, totalmente com a personagem (NOORA), que é uma coisa que geralmente nunca me acontece. 

Concluo, dizendo que o principal motivo pelo qual gosto muito desta série e que, de facto, a torna diferente das outras, é ela ser bem real. Por algum motivo, eu consigo rever a minha geração nela, mesmo estando a caminho dos 21 e isso faz com que desenvolva um elo emocional com ela. Além disso, acho-a muito informativa e comecei a perceber isso à medida que certas personagens desenvolviam discursos muito próprios, como se estivessem a enviar uma mensagem dirigida ao espectador e foram exemplos disso discursos acerca de: distúrbios alimentares, feminismo, amor próprio e abuso sexual.


Alguns factos interessantes | FONTE: IMDb

Alguns quartos que vemos na série são, na realidade, de atores da série que frequentavam na época a escola secundária da série - como o Isak e o Jonas

O nome da série, em português, significa "vergonha" e foram os próprios atores que elegeram o mesmo. 

*spoiler alert* Algumas das personagens tiveram os mesmos problemas na vida real, como por exemplo: Vilde teve mesmo um distúrbio alimentar.

Algumas das contas de instagram e de facebook (e até alguns vídeos no youtube) das personagens são reais e estão disponíveis na internet.

Comentários

  1. Ainda estou no início da segunda, pois infelizmente não tenho tido muito tempo. Mas vi a primeira inteira numa tarde de domingo! É uma série incrível e das melhores no conceito "Teen" (acho que perde para Físico-Química, série espanhola), de resto... impecável.

    Mas Inês... mudaste aqui o She e não avisaste? Está tão incrível, tão tu. Well done!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também vi a primeira num dia, estava mesmo viciante! :)
      Não conhecia a Físico-Química, vou dar uma olhadela assim que acabar esta.

      Mudei sim, obrigada por reparares e por achares que está bem à minha medida! Eu avisei pelo facebook, querido Jota, ainda que o devesse ter feito por aqui também, tens toda a razão. Mas tendo a tua aprovação, já me sinto 1000x mais confiante com a mudança!

      Um beijo enorme. (e boa sorte para a tag, estou a participar!)

      Eliminar
  2. Não tens nada que agradecer, aliás eu é que tenho. Passo a vida a falar desta série aos meus amigos com esperança que cedam e que a vejam. Mas perceber que bastou três parágrafos no meu blog para te deixar curiosa, deixou-me super feliz.

    Como disse tenho um enorme carinho por esta série, exatamente por aquilo que também identificaste. E espero mesmo que continues a gostar dela!

    ps: Eu também adorei a segunda temporada. A Noora é qualquer coisa ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sempre disse que tu tens um ótimo gosto. Em tudo. Esta série foi mais uma prova disso!
      Uma beijoca

      Eliminar
  3. Neste momento apaixonei-me por completo por The 100, não sei se já viste. Apaixonei-me de tal forma, que já tenho o primeiro livro da série para ler. Mas esta que indicas-te, parece-me mesmo muito bem! Vou apontar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi falar, sim! :)
      Mais uma para a minha lista infinita de boas séries para ver. Obrigada, Rafaela!

      Eliminar
  4. Tenho de ver, nunca tinha ouvido falar.
    Beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Nunca tinha ouvido falar, ora bem, lá vais mais uma série que vou ter de acompanhar ahaha
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Vi essa serie em 3 dias na semana passado, estava (e ainda estou completamente obcecada) mas confesso que a minha temporada favorita foi sem duvida a terceira, e acredito que compreendas o porque! Antes de ver a 3, decidi que não poderia haver uma melhor que a segunda mas enganei-me! Depois de veres a 3, a tua favorita continua a ser a 2? Espero saber a tua resposta!!

    Acabei de descobrir o teu blog e já estou fascinada, segui!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

YOU are here. Thanks for that.

Mensagens populares