"Should You Use The Snooze Button?" the answer is NO.

 
fonte Observador.

De facto, esta é uma rotina bastante comum entre nós humanos: clicar no botão snooze assim que o alarme toca. Achamos que o fazemos porque "são só mais 5min", "tenho que descansar, ainda não me sinto preparada". 

Mas e se eu vos dissesse que os 5min a mais vão, de facto, tornar-vos numa pessoa menos preparada para enfrentar o dia?
Parece quase patético, mas a comunidade científica defende-o há algum tempo e, apesar de eu já manter uma boa higiene do sono ao seguir alguns destes passos, pensei que talvez alguns de vocês ainda não estivessem alarmados para esta situação e vissem o botão Snooze como um amigo de longa data, pacífico e compreensivo.

 O ideal é criarem uma rotina de sono. E como é que o fazem? 

 a) Deitem-se todos os dias à mesma hora. Com espaço para exceções ao fim-de-semana, é claro, mas ainda assim podem tentar dormir o mesmo número de horas, que também acaba por ser bastante importante.

b) Acordem sem amigos. Esqueçam o botão Snooze, por muito dramático que isso possa parecer. Ele só vos vai trazer a noção dos cinco minutos a mais, quando na verdade vocês queriam era dormir mais 2h. 

O sono fragmentado faz-vos perder o raciocínio e a energia ao longo do dia. Experimentem começar a seguir estes 2 simples passos, façam-no durante 2 dias pelo menos e vejam as diferenças. 

Vamos chamar-lhe a Experiência do NO SNOOZE BUTTON, TODAY. Eu já posso dizer que resulta! E tu?

Comentários

  1. Eu já fiz isso imensas vezes, agora que estou em casa e preciso mesmo de descansar deixo-me ficar a dormir :)
    Mas tenho de começar a ter uma melhor rotina de sono, até por causa da medicação que tomo :)

    Lumos
    Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia dar-te maior razão. :) tomar a medicação no tempo certo é meio caminho andado para o sucesso de uma terapêutica e, claro, teres mais energia durante o dia à conta de um bom soninho também!

      Eliminar
  2. Falei sobre a higiene do sono durante o meu curso e estou completamente de acordo com o que escreveste. Criar uma rotina é o ideal para que o nosso sono regulariza e seja saudável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando somos mais jovens, há várias coisas que nos passam ao lado e a higiene do sono é uma delas. Dormir até às 13h era um hábito em adolescente, mas desde que entrei na faculdade que percebi a importância de certos hábitos, principalmente os maus que, por vezes, parecem tão inofensivos.

      Eliminar
  3. Esta publicação foi incrivelmente útil. Sempre tive imensos problemas de sono e tenho consciência que a maior parte deles se deva a uma péssima rotina. Nunca fui pessoa de precisar dos snoozes, mas nas últimas duas semanas tenho cometido esse erro e sou testemunha das consequências. Acordo como se um camião me tivesse passado por cima.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  4. Eu sinto que esta publicação foi especialmente escrita para mim, tendo em conta as minhas últimas semanas. Foi um óptimo "wake up call" xD.

    Vou ter mesmo de me despedir do "amigo" Snooze e passar a ter uma rotina como deve ser.

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho de me levantar assim que o despertador toca. Custa-me muito mais adiar 5, 10, 15 minutos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

YOU are here. Thanks for that.

Mensagens populares