Cook With Her | Oats, with love


Venho do futuro e trago-vos o vosso delicioso pequeno-almoço de amanhã: a mais simples e incrível papa de aveia de cacau




Vão precisar de:

  • Flocos de aveia
  • Cacau
  • Leite
  • Mel
Estes 4 ingredientes são essenciais. O resto é criatividade.

O meu resto:

  • Coco desidratado
  • Amoras



P R O C E D I M E N T O

1. Numa panelinha, vão colocar a quantidade de aveia que vos apetecer. Ela é que dita o resto do prato. Eu fiz pequeno-almoço para dois dias, por isso coloquei cerca de 8 colheres de aveia. De seguida, adicionem o leite. Cá em casa, andamos a experimentar leite sem lactose, que tem algumas propriedades favoritas a este prato, essencialmente por ter pouco sabor. É o elemento certo para conferir todo o protagonismo à aveia e ao cacau. Mas vocês adicionam o leite que preferirem. Encham a panela de leite até cobrir toda a aveia. Nem mais, nem menos. O objetivo é que todos os flocos absorvam o leite e, por isso, este passo é fundamental para que as papas fiquem com a textura certa.

2. Coloquem a panela a lume médio. Caso estejam com pressa, podem colocar o lume alto, mas não se esqueçam de ir misturando. À medida que a coisa se torna numa papa, que já se agarra à vossa colher, podem ir baixando o lume. 

3. Este é o momento certo para o cacau entrar em cena. Adicionem cerca de 5/6 colheres de cacau. Isto dependerá também do vosso gosto. Mas eu acho que esta quantidade está perfeita. 

4. Misturem tudinho e desliguem o fogão. Agora que temos a base das papas, temos que lhe adicionar sabor. E o que melhor do que mel para adocicar as vossas manhãs? O mel, como sabem, é um adoçante natural, que vai casar lindamente com estas papas. Digo-vos que, se não soubessem que as papas levavam mel, não saberiam que o estavam a comer. Ele é imperceptível, mas imperdível neste maravilhoso prato.


E agora é só adicionarem o que vos apetecer. Eu acrescentei a acidez de quatro amoras para contrabalançar o doce das papas e ainda as polvilhei com coco desidratado. Chamo a isto confort food



Sugestão: Se não quiserem cozinhar as vossas papas, façam as chamadas papas de aveia adormecida. Só têm que, no dia anterior, colocar num frasco de vidro (ou num recipiente qualquer) o leite, a aveia e o cacau. Só isto. Levam isto ao frigorífico. No dia seguinte, vão notar que a aveia absorveu a maior parte do leite. Levem convosco para o trabalho ou para a faculdade. E tragam um bocadinho de mel convosco ou adicionem-no assim que forem ao frigorífico de manhã. À hora do lanche, é só usarem a a magia do vosso microondas e... ficam com umas papas acabadinhas de fazer!

Comentários

  1. Que sugestão tão boa :) Tenho um saco cheio de aveia cá em casa porque aqui há tempos deu-me para experimentar fazer papas, mas não gostei... No entanto já percebi que com alguma imaginação talvez consiga colocar ao meu gosto. Adoro cacau, portanto duvido que com esta receita falhe. E julgo que da outra vez não adicionei nenhum tipo de açúcar (a receita levava canela), o que fez com que a papa ficasse sem grande sabor - muito longe da "confort food", haha. Tens sempre tão boas sugestões para pequenos almoços!

    Aonde (não) estou

    ResponderEliminar
  2. parece delicioso :O vou ter mesmo de experimentar
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto! Vou mesmo experimentar!!

    ResponderEliminar
  4. Vou experimentar isto, mas tenho de substituir as amoras, porque sou alérgica.

    r: é verdade, acho que os preços rondavam os 37€ mais ou menos. Mas valeu a pena a experiência :) beijinho

    ResponderEliminar
  5. Experimentei isto hoje! E O-M-D que boooooom! Vou fazê-lo mais vezes. Eu acompanhei com morangos :) Obrigado por estas dicas fabulosas, Inês!

    ResponderEliminar
  6. Por acaso já experimentaste sem cacau ou achas que perde a piada? É que a minha pessoa abomina chocolate e derivados, aka, cacau... Mas hei de experimentar sem o cacau.

    http://blog-flor-mar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Fiquei super curiosa para experimentar! Talvez o faça já este fim de semana eheheh!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  8. obrigada pelo comentário <3
    que excelente apesto! tenho de experimentar fazer :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Tem tãão bom aspeto :)) eu é que não sei se conseguia comer isso xp

    ResponderEliminar
  10. Que sugestão muito boa! Eu costumo comer cereais (estilo clusters) com iogurte activia de morango ou mirtilos :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

YOU are here. Thanks for that.

Mensagens populares